Avanços na Organização Fazem Assistentes Sociais Votarem na Chapa “Seguir na Luta, Forte e Independente”


@s Assistentes Sociais que fazem a Gestão 2011/2014 assumiram o cargo de Conselheir@ no dia 17 de dezembro de 2011, destes/as, quatro estão licenciad@s para concorrer nas atuais eleições pela Chapa “Seguir na Luta, Forte e Independente”; naquele momento havia: processos de inscrição não concluídos datados de 2006, entre eles o de uma profissional do INSS; inscrições incompletas; arquivos sem seguir as normas técnicas; contas da entidade não apresentadas ao CFESS ou à categoria; impostos não pagos que geravam juros para o CRESS/PB; funcionários com férias acumuladas; página do CRESS/PB na internet desativada e não participação nas redes sociais; uma sede em Campina Grande sem espaço para atendimento, estacionamento e acessibilidade. Além de um reduzido quadro de profissionais formado por 6 pessoas, sendo: 01 estagiária, 01 agente fiscal, 01 contratada, 01 celetista (com processo do MPT datado de 2003 para demissão por não ser concursada) e 02 assessorias contratadas sem licitação.

O que mudou?

Transferências – Nenhuma transferência encontra-se parada por responsabilidade do CRESS/PB e os ofícios para outros CRESS são renovados regularmente na tentativa de acelerar o processo quando precisa de documentação de Conselhos de outros estados.

Inscrições – 1. O CRESS/PB não tem ficado sequer um mês sem aprovar resolução de inscrição e em diversos meses foram aprovadas resoluções extras ou emergenciais para garantir posse em concurso público e/ou outro tipo de emprego; 2. A gestão atual notificou divers@s profissionais para apresentar documentação não entregue ao CRESS/PB (Colação de Grau) no momento da inscrição, evitando problemas futuros para esses profissionais e regularizando o processo administrativo da entidade; 3. A Comissão de Inscrição do CRESS/PB tem garantido regularidade na analise dos pedidos de inscrição e no fornecimento do número de registro, desafogando o serviço d@s trabalhadores/as do administrativo e assumindo as funções que são d@s Conselheir@s.

Arquivo – Toda documentação do CRESS/PB foi estruturada de acordo com as normas técnicas, garantindo melhor organização espacial do Conselho, agilizando atendimento aos/as profissionais e preservando a história.

Comunicação – Logo que a atual gestão do CRESS/PB tomou posse colocou para funcionar sua participação nas redes sociais, Facebook e Twitter, e relançou a página na internet com um grande evento de abertura do ano comemorativo dos 30 anos do CRESS/PB, evento esse que contou com a participação da Presidente do CFESS. A publicação de boletins impressos e virtuais foi outro importante mecanismo de comunicação entre o CRESS/PB e @s Assistentes Sociais da Paraíba, além da regularidade no envio dos e-mails, principalmente após a medida de recadastramento dos endereços.

Campina Grande – Foi atendido o pleito da Seccional Campina Grande e a nova sede na cidade passou a ter acessibilidade, estacionamento nas laterais do prédio e proximidade com a integração; além da estrutura garantir melhor espaço para atendimento e realização de reuniões.

Pagamentos do CRESS/PB – Todos os pagamentos pendentes do CRESS/PB foram realizados pela atual gestão do Conselho, inclusive o repasse para o CFESS e os impostos que puniam o CRESS/PB com o pagamento de juros.

Trabalhadores/as CRESS/PB – @s trabalhadores/as tiraram férias após longo período sem usufruir de tal direito; foram contratad@s 02 nov@s funcionári@s para garantir mais agilidade no atendimento e nos desdobramentos administrativos (o turno da tarde seguiu com atendimento e o da manhã, que antes não existia, passou a funcionar para procedimentos administrativos); o estagiário passou a ser exclusivo para contabilidade; foram realizadas licitações para a assessoria jurídica e contábil. Vale aqui esclarecer que tivemos conhecimento de que o processo iniciado do Ministério Público do Trabalho em 2003 ter transitado em julgado e o CRESS/PB será obrigado a demitir a funcionária contratada sem concurso público.

Prestação de Contas do CRESS/PB – A não realização da prestação de contas do CRESS/PB por gestões anteriores é de conhecimento da categoria, tanto que no último processo eleitoral uma das chapas teve que mudar um de seus integrantes por não cumprir esse requisito legal para participar do pleito como candidato. As contas do ano de 2010 (antes da atual gestão assumir o CRESS/PB) ainda estão sob análise do CFESS. Na atualidade o CRESS/PB tem apresentado regularmente as contas da entidade, inclusive com publicação na página do Conselho na internet. Contas organizadas são compromissos pagos em dia, melhor estrutura para o Conselho, transparência, redução da inadimplência e não aumento das anuidades.


Esses são apenas alguns dos poucos exemplos de uma categoria que acompanha a transparência do seu Conselho nas redes sociais ou na sede da entidade; de profissionais que sabem o dia de entrar com uma solicitação e a data de resposta; de Assistentes Sociais que percebem de forma clara que um CRESS/PB organizado significa maior possibilidade de luta pelos direitos da categoria e “Seguir na Luta, Forte e Independente”.

Para o CRESS/PB e para Seccional Campina Grande VOTE "SEGUIR NA LUTA FORTE E INDEPENDENTE"

Para o CFESS VOTE CHAPA 01.

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