Debate: Vitória d@s Assistentes Sociais da Paraíba


Muito positiva a condução do debate entre as chapas inscritas para o processo eleitoral do CRESS/PB, a Comissão Regional Eleitoral mostrou capacidade e respeito às regras construídas coletivamente entre tod@s @s envolvid@s no processo.

A outra chapa, que havia faltado no debate de Campina Grande, organizou uma enquete em seu blog perguntando se deveriam participar do debate de João Pessoa, dos 27 votos da enquete, aproximadamente 20 foram de integrantes e apoiadores/as da nossa chapa, assim fizemos por entender a importância que é a realização do debate em espaços coletivos e democráticos, permitindo à categoria conhecer as plataformas programáticas das chapas concorrentes, suas posturas éticas, grau de conhecimento sobre o CRESS/PB, aplicabilidade das propostas e confronto sobre a veracidade das informações (https://www.youtube.com/watch?v=buoIXmpyI5A).

O recuo da outra chapa (após frustrada tentativa de barrar a realização do debate na Justiça) e sua participação no debate de João Pessoa foi fundamental para categoria. Não queremos aqui fazer julgamento de valor sobre o debate, ou mesmo as velhas afirmações de que fulano ou beltrano ganhou o debate, sugerimos que vejam o debate pelo link (www.coletivomundo.com.br/postv) e conheçam a postura (ou descompostura) ética, nível de conhecimento sobre o CRESS/PB e aplicabilidade das propostas apresentadas pelas chapas. Aqui apresentaremos apenas alguns elementos que entendemos que precisam ser refletidos por tod@s nós.

A chapa “Tecendo na luta a manhã desejada” (CFESS), representada por Raquel Alvarenga (INSS/João Pessoa), fez brilhante apresentação de sua carta programa e considerações sobre o debate, deixando claro, inclusive, seu apoio para chapa “Seguir na Luta, Forte e Independente”. A outra chapa optou por manter, do início ao fim do debate, as mesmas duas representantes em todos os blocos; já a nossa chapa, entendendo que a categoria quer conhecer todos seus componentes e que o grupo é bem maior que Presidente e Vice, mudamos nossas representações na mesa em todos os blocos, participando seis d@s que compõem a chapa “Seguir na Luta, Forte e Independente”, tod@s competentes e conhecedoras/es da realidade do CRESS/PB e do Serviço Social na Paraíba.

Foi um debate muito rico em informações e confronto de ideias, para além da apresentação e das considerações finais, a categoria pode acompanhar as perguntas elaboradas previamente, assim como as elaboradas pelo público e as perguntas feitas na hora pel@s representantes da chapas. Entre as muitas informações sobre o debate é importante destacar três deles:

1. A outra chapa diz que nenhum/a de seus/suas representantes possui vinculação partidária, ficou claro no debate que existe vinculação com PSDB, partido de FHC, o responsável pela maior onda privatizante de nosso país. Contudo, não é crime ser filiado a partido político, muito pelo contrário, é uma conquista diante dos regimes totalitários que já controlaram nosso país; mas apresentar informações distorcidas, na clara tentativa de criminalizar outras pessoas por sua postura ideológica, não é o melhor caminho;

2. Fomos claros ao anunciar que a anuidade é cara, até mesmo porque também pagamos, mas foi nosso grupo que permitiu que em 2014 mantivesse o mesmo valor de 2013; já a outra chapa anunciou que, caso ganhasse as eleições, no primeiro mês de gestão (maio) baixaria a anuidade, mostrando seu desconhecimento da legislação que regulamenta a profissão ou fazendo propostas demagógicas. As anuidades não são decididas pel@s Conselheir@s do CRESS/PB, mas em assembleia da categoria por tod@s os Assistentes Sociais presentes, seguindo resoluções do Encontro Nacional CFESS/CRESS e em período pré-definido (setembro/outubro de cada ano);

3. Nas eleições passadas a chapa que disputou com nosso grupo entrou na Justiça querendo desfazer a vontade da categoria deliberada nas urnas; a chapa “alternativa CRESS” anunciou no debate que entrará na Justiça contra todo  processo eleitoral, cuja construção ela mesma faz parte, desrespeitando a assembleia da categoria que escolheu por unanimidade a atual Comissão Eleitoral; desrespeitando @s Assistentes Sociais que já estão votando por correspondência; desrespeitando @s Assistentes Sociais que acompanham todo processo eleitoral pelas redes sociais e nas visitas realizadas pelas chapas nos espaços sociocupacionais; desrespeitando trabalhadoras do CRESS/PB que estão sobrecarregadas entre as ações ordinárias do Conselho e as tarefas do processo eleitoral; desrespeitando @s profissionais inscritos no CRESS/PB e que estão prontos para votar nos dias 19, 20 e 21 de março. @s Assistentes Sociais da Paraíba possuem legitimidade mais que suficiente para decidir os rumos do seu Conselho, judicializar é não querer que esses/as profissionais escolham seus representantes.

Felizmente nossa categoria tem uma história de processos eleitorais organizados transparentes e participativos, aspectos que encerra qualquer possibilidade de vitória judicial no sentido de inviabilizar a vontade d@s Assistentes Sociais da Paraíba; não por acaso no último pleito a Justiça reconheceu a vontade d@s profissionais e na última semana não deu cabimento a tentativa da outra chapa inviabilizar o debate entre as chapas (até agora não entendemos porque não queriam o debate).


@s Assistentes Sociais querem e vão decidir os rumos do CRESS/PB nas urnas.

Seccional e CRESS/PB - Vamos tod@s “Seguir na Luta, Forte e Independente”


Participar de um processo eleitoral democrático é um direito e não uma alternativa.

0 comentários:

Postar um comentário